O que faz de alguém um bom líder empresarial? Pesquisa de Harvard dá a resposta.

Existe um ditado que diz:  “As pessoas não desistem dos empregos ruins, elas desistem dos chefes ruins”.  Recentemente uma pesquisa da Universidade de Harvard nos mostra que há muita verdade por trás dessas palavras: os líderes importam muito mais para a satisfação no trabalho do empregado do que qualquer outro fator que for medido. Mas o que faz de alguém um bom líder empresarial?

liderança empresarial

Competência técnica do líder empresarial

A competência técnica do líder empresarial é um fator importante na satisfação do trabalho dos empregados, e a pesquisa sugere que os funcionários são mais felizes quando liderados por pessoas com conhecimento profundo na atividade principal do negócio. Para medir a competência do líder, foram utilizadas três medidas:

  • Se o líder pode, se necessário, fazer o trabalho do funcionário;
  • Se o líder trabalhou seu caminho até o interior da empresa;
  • O nível de competência técnica do líder, como avaliado por um trabalhador.

Liderança especializada

A pesquisa moderna demonstra que as equipes de basquete, os hospitais, as equipes de corrida da Fórmula 1 e as universidades fazem melhor se lideradas por pessoas especializadas no assunto, ao invés de administradores talentosos. A liderança especializada é um campo recente de pesquisa, mas crescente.

Satisfação no trabalho

A satisfação no trabalho foi medida por meio de questionários nos Estados Unidos e Grã-Bretanha. A competência técnica do líder é facilmente a maior influência positiva sobre o nível de satisfação no trabalho de um funcionário típico. Embora haja muitos fatores que contribuem para a felicidade no trabalho, a competência técnica do líder é muito mais importante do que o tipo de ocupação, nível de educação, domínio e indústria.

Os empregados são mais felizes quando liderados por líderes tecnicamente competentes. Ter um líder altamente competente é consideravelmente mais importante para a satisfação no trabalho do que o salário. Quando os funcionários permanecem no mesmo trabalho, mas recebem um novo líder, a satisfação no trabalho aumenta significativamente se o novo líder for tecnicamente competente.

Como se tornar um líder empresarial capacitado?

Ser um líder eficaz é um desafio. Muitas pessoas acreditam que a liderança é um traço inato, mas na verdade, é uma habilidade que pode ser desenvolvida. Tornar-se um líder capacitado requer muito mais do que ser o chefe. É preciso ter visão, habilidades de comunicação, inteligência emocional, capacidade de tomada de decisão e muitas outras habilidades que são essenciais para gerenciar uma equipe de forma eficiente.

Um bom líder é aquele que inspira confiança, motiva sua equipe e consegue alcançar resultados. Para se tornar um líder capacitado, é preciso começar a investir em si mesmo, buscando sempre aprender mais e desenvolver habilidades que vão além do conhecimento técnico. Além disso, é importante reconhecer a importância de ter uma equipe forte e trabalhar em conjunto para atingir metas e objetivos.